terça-feira, 1 de novembro de 2011


Atuação parlamentar
Dr. Leonardo apresenta 10 requerimentos em favor de Umarizal
Deputado solicita providência a órgãos estaduais para solução de problemas de segurança pública e abastecimento de água, bem como para a revitalização do Rio Umari
Aproveitando a instalação da Assembleia Legislativa em Umarizal, esta semana, o deputado estadual Leonardo Nogueira manteve contatos com lideranças comunitárias e aliados políticos na cidade, para tomar conhecimento de problemas que poderia ajudar a resolver através de sua atuação parlamentar. Dos encontros, o deputado elencou como prioridades ações para a melhoria da segurança pública e da agricultura familiar, bem como pela recuperação do Rio Umari. O parlamentar apresentou dez requerimentos, a serem enviados a diversos órgãos estaduais, para a solução dos problemas que lhe foram relatados.
Os requerimentos enviados por Dr. Leonardo solicitam entre outras providências a manutenção dos poços tubulares das comunidades de Sítio Baixio, Sítio Caiçara, Cosmopaz, Sítio Varzea, Carneiro, Cacimba do Sítio, Lagoa de Pedra e Murici; solução para problemas de desabastecimento de água potável nas comunidades de Sebastopol, Sítio Campos e Sítio Murici; e a perfuração de um poço tubular profundo na Comunidade de Caraibas de Tuzinho Batista. Todas em Umarizal.
Segundo Dr. Leonardo, os Poços Tubulares, também conhecidos como “poço artesiano” e/ou “semi-artesiano”, são utilizados para o abastecimento das referidas comunidades e, se bem mantidos, oferecem condições totais de aproveitamento da água subterrânea para todos os fins, com um custo inferior a qualquer outra forma de abastecimento, já que, na maioria dos casos, o consumo é direto sem necessidade de tratamento prévio, e o suprimento é constante independente das redes gerais de abastecimento, livre de defeitos, rompimentos de canalizações, cortes temporários, e sem problemas causados por períodos de estiagem ou poluição.
Na área da segurança pública, o deputado solicitou à Secretaria de Defesa Social o aumento do efetivo e a aquisição de duas viaturas policiais para a cidade, além da execução de um plano de Patrulhamento Rural da Polícia Militar em Umarizal, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Itaú, Riacho da Cruz, Viçosa, Olho D´água do Borges, Portalegre, Martins, Lucrecia, Janduís e Severiano Melo.
Para Umarizal, o deputado solicitou também, à Sesed, o policiamento tipo ostensivo através da Polícia Militar no âmbito escolar e, à Secretaria Estadual de Educação, a revitalização do laboratório de química da Escola 11 de Agosto.
“O Ministério da Educação divulgou recentemente o desempenho de todas as escolas do país no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Com base nos dados, a média nacional das escolas ficou em 537 pontos. Também foram calculadas três faixas de desempenho no exame, que serviram para classificar os Estados e as escolas. Entre as escolas de Umarizal, a mais bem colocada foi a Escola Estadual 11 de Agosto, que conseguiu alcançar a marca de 522,86 pontos, superando a média de 2009 (512,10) e ficando entre as 150 escolas com melhores médias no ENEM 2010 no Rio Grande do Norte. Meu requerimento visa estimular e premiar os alunos desta escola, com a vivência no referido laboratório, pois quando realiza um experimento, esse estudante estará observando, manuseando e vendo com seus próprios olhos a ocorrência de determinado fenômeno. Conseqüentemente pode construir seu próprio conceito a partir da realidade concreta e não será mais uma construção mediante o “imaginar” de como poderia ser, podendo, também, se comparar os conteúdos que lhe são propostos, com a experiência que ele próprio vivencia, aumentando a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas de pauta”, justificou Dr. Leonardo.
Ainda à Secretaria de Educação, o deputado requereu a construção de um centro profissionalizante, em Umarizal, para oferecer cursos de capacitação técnica.
“Acredito que um Centro Profissionalizante vai oferecer mais chances de emprego para os jovens de Umarizal e região, através de capacitação e profissionalização em laboratórios de informática e outras oficinas profissionalizantes, além de disponibilizar biblioteca para o incentivo à leitura”, explicou.
RIO UMARI
Entre os requerimentos que apresentou, um dos mais importantes, segundo Dr. Leonardo, foi o que oficializou o pedido de elaboração e execução de um projeto de recuperação do Rio Umari, responsável pelo abastecimento das cidades de Lucrécia, Rafael Godeiro, Olho D'Água, Umarizal e Caraúbas. O documento foi enviado à secretária de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Suely Pimentel, e ao diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Walter Gasi.
O Rio Umari, um dos maiores afluentes do rio Apodi-Mossoró, é responsável diretamente pelo abastecimento de cinco cidades, abastecendo do açude Rodeador, que tem capacidade para mais de 20 milhões de m³ de água.
“Cerca de 50 km do Rio Umari estão sendo alvo de um processo de poluição que vem acontecendo nas últimas décadas pelas comunidades ribeirinhas. Durante esse período, essas comunidades se acostumaram a empregar práticas predatórias nas margens, como uso de pesticidas, desmatamento e queimadas, que destruíram parte da mata ciliar que o sustenta”, alerta o deputado.
“A solicitação de recuperação do manancial tem como objetivo reverter o processo de agressão que o rio tem sofrido nas últimas décadas, oferecendo à população ribeirinha que ali reside e das cidades que dependem do abastecimento do açude Rodeador melhores condições de vida, uma vez que as mesmas estão enfrentando sérias dificuldades diante dessa realidade, principalmente devido à má qualidade da água que está sendo ofertada, pois tal situação pode provocar um surto de diarréia, facilitando ainda a ocorrência de doenças oportunistas”, justificou e concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário