segunda-feira, 28 de maio de 2012

HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE JANDUÍS AO CENTENÁRIO DO PROFESSOR ALUÍZIO GURGEL.

 HOMENAGEM DA ESCOLA PROFESSOR ALUIZIO GURGEL
 HOMENAGEM DA CAMARA DE VEREADORES
 PRESENTE TEREZINHA GURGEL, VIUVA DO PROFESSOR ALUÍZIO GURGEL
 VEREADORES PRESENTES
AUTORIDADES PRESENTES
VEREADOR FÁBIO DANTAS EM HOMENAGEM AO SOGRO ALUÍZIO GURGEL


 ALUÍZIO GURGEL NETO, ENTREGANDO UMA HOMENAGEM PARA TEREZINHA
 HOMENAGEM DO VEREADOR E AMIGO JOSENILDO
 HOMENAGEM DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MARTILENE E DO PRESIDENTE DA CAMARA ADEILSON ALVES
 MENSAGEM DA NETA ANNE FÁBIA GURGEL
 MENSAGEM EMOCIONANTE DA NETA INDIRA GURGEL
 MENSAGEM DA FILHA IRMÃ LUZIA GURGEL
 MENSAGEM DO PREFEITO SALOMÃO GURGEL

 PRESENÇA GRATIFICANTE DA POPULAÇÃO.

GOSTARIA EM NOME DA FAMÍLIA AGRADECER A PRESENÇA DE TODOS.

O professor Aluízio Gurgel, sempre foi um ícone de admiração e respeito a todos, então muito merecida a homenagem, fico grato por também fazer parte da sua familia e de ter conhecido e aprendido muito com ele.
Fábio Dantas.


MENSAGEM DA NETA ANNE FÁBIA GURGEL:


ALUIZIO GURGEL 100 ANOS...
Aos 20 de Maio de 1902, mais precisamente ás vésperas de uma tarde quente e alegre para a senhora Helena Cândida Gurgel e o senhor Prof. Lourenço Gurgel de Oliveira, nasce o menino Aluízio Gurgel, na cidade de Apodi RN.
Garoto cheio de vida e futuro brilhante, onde Deus o colocou para iniciar sua missão, trabalhador, religioso, vaqueiro, garçom, agricultor, farmacêutico, padeiro, enfermeiro, comerciário, operador do direito e professor, Aluízio traçava sua vida e com ele o futuro da nossa querida Janduís.
Muito estudioso, mas trabalhava incansavelmente nas terras de uma fazenda em Caraúbas e estudava quando tinha uma folga, sua primeira escola foi o Grupo Escolar Antonio Carlos, sendo sua primeira professora Dona Vicencinha Fernandes.
Logo muito eficiente em tudo que prestava serviço, foi enfermeiro do exercito Brasileiro em Natal no ano de 33, aos 21 anos de idade, regressou para Areia Branca, sendo padeiro na padaria de seu cunhado, mas como um bom vaqueiro, no ano de 40 fixou-se na fazenda boa Vista, já tendo habilidades com a saúde, foi convidado pelo senhor Raimundo Pedro Benevides a ser seu auxiliar de farmácia, onde já era de sua confiança em um pequeno comercio que já possuía anteriormente, logo após passando para sua propriedade a farmácia Santa Terezinha.
Durante este período já dava aulas particulares aos moradores da Fazenda em que morava, mas foi nomeado em 44 para ser professor da escola isolada da Fazenda Boa Vista, tornando-se professor, passou a dedicar-se de alma na educação, onde ainda alcançou mais de 50 anos dando sua contribuição.
Em 46, na nossa pequena Igreja Santa Terezinha, casou-se com a jovem e bela Terezinha Gurgel dos Santos, Pai de Cosme Damião, Damião Cosme, Antonio David, Luzia Celeste, Maria do Socorro, Fernando Carlos, José Eimar e Elza Maria, sonhava alto em formar pelo menos dois filhos, pois era fascinado pela educação, contudo e muito esforço, todos, ressalvando uma filha que seguiu a vida religiosa, mas entre os 8 filhos receberam sua diploma de graduação, contando com um saldo de todos professores em suas primeiras experiências profissionais, mas a contar em carreira são 3 professores, duas assistentes sociais, um Marinheiro, Um engenheiro e uma Freira que entregou sua vida a disposição de ajudar ao próximo em nome da educação que recebeu em casa.
Casado com Terezinha, sua companheira em 53 anos juntos de intensa felicidade e amor, compartilhando dificuldades e superações.
Há meados dos anos 50 em forma poética escreveu o hino da terra, enfatizando as belas fazendas de gado e algodão, homens varonis, altivos patriotas como futuro do país. Já demonstrava o apego e amor pela nossa querida terra São Bento.
Em 52 foi transferido para a Escola Isolada Vicente Gurgel, para lecionar o primeiro grau, lá também morando com sua família.
Ainda nos anos 50 á 60, desenhou a primeira bandeira da cidade, com as cores da nossa Bandeira nacional, uma estrela que representava a cidade e o lema: PAZ E TRABALHO.
Em 75 se aposentou, mas desde 70 era muito atuante em outras atividades como Juíz de Paz, Promotor, Advogado, conciliador etc. Em 71 já era Secretário da Comissão Executiva do MOBRAL (movimento brasileiro de alfabetização).
                     Um cidadão eminentemente político, embora nunca tenha concorrido a cargo eletivo, mas apoiou o atual vereador Fabio Dantas que até hoje soma 4 mandatos consecutivos com orgulho de reconhecer que foi apoiado pelo seu sogro, nos esportes sempre que solicitado contribuía, religioso e devoto de nossa padroeira Santa Terezinha criou seus filhos sob os rituais da igreja católica, tendo uma filha freira da congregação filhas do amor divino, seu Aluízio dirigiu cultos e novenas, legionário da Legião de Maria por mais de 20 anos, ocupando todos seus cargos oficiais.
                     Em data de 19/02/1985 foi inaugurada a Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, uma grande e prazerosa homenagem em vida ao nosso mestre onde ele se dizia muito honrado e feliz, ele em suas palavras se expressou:

 “Como é bom viver em Paz com Deus e com os homens, Como é bom está tranquilo pelo dever cumprido, Como estou feliz, realizado e emocionado neste momento para receber esta grande e carinhosa homenagem que vocês me fazem e que muito me honra, mas não me faz mais vaidoso, pois continuo sempre a ser o menor servo desta boa gente, onde aqui cheguei e fixei residência na fazenda Boa Vista em 1940.”
                    
                     Aluízio Gurgel, aos pouco foi levado ao paraíso celestial para abençoar junto a nossa Padroeira Santa Terezinha, nossa querida Janduís, deverá esta orgulhoso desta homenagem que a cidade esta se mobilizando na cidade, sua família é muito grata a todos que o homenageou de qualquer forma que seja e muito orgulhosa do trabalho desempenhado em 88 anos, que até hoje surte bons reflexos.

Anne Fábia, Adam Fábio e Amabille.


Nenhum comentário:

Postar um comentário