sábado, 13 de agosto de 2011

Especialistas da politica falam sobre Janduís.

SERIA UM RACHA NO PT DE JANDUÍS?
 



O prefeito de Janduís Dr. Salomão Gurgel, recentemente, demonstrou a sua preferência para 2012 com relação as eleições municipais, lançando uma chapa que é de sua base e grupo político. Nailka e Raimundo do sindicato seriam as atrações da ala governista na cidade de Janduís. No terceiro mandato, Salomão Gurgel se notabilizou ao longo da  vida pública como o político que deu visibilidade ao PT em uma cidade encravada no sertão do RN e berço de coronéis. A política em Janduís sempre produziu em grande escala um bom número de simpatizantes. Algums tomaram gosto pela coisa e enveredaram pelo caminho da política e da cultura com a criação de grupos de teatro de rua e que são referência em vários estados e tradição na cidade. O PT sempre foi a maioria em Janduís. Novas lideranças políticas surgiram no decorrer dos anos e com ela, veio a fraguimentação dos aliados com relação a interesses do mesmo grupo ou seja o PT. Como é um direito de quem quer que seja ou queira pleitear e deseja, almejando ser o governante de um município, Raimundo do sindicato começa a perceber que pode ser a bola da vez e para isso lança a sua pré candidatura. Se Raimundo sair como candidato a prefeito, conforme deixou entre linhas essa possibilidade. De cara, Raimundo iria cooptar três vereadores da oposição sendo eles: Lígia, Fábio Dantas e Jacinto. Dependeriam de uma conversa; Josenildo, Braga e Adeilson. Por outro lado, existe ainda a possibilidade de Raimundo ter como aliado  o ex-prefeito Cassio Targino e do atual Vice-Prefeito do PT Zé Bezerra. Outra liderança que pode ser aliado de Raimundo é o ex-prefeito Chico Tampa que (gemendo ou chorando) goza de espaço na política janduiense.   Raimundo somaria a seu favor, forças eleitorais de invergadura consideravel o que tornaria a disputa acirradíssima. Isso só é possível na terra de Santa Terezinha, graças ao leque de opções políticas fabricadas ao longo do tempo.

Dentro do quadro da oposição um destaque para o vereador Fábio Dantas que pode ser identificado como o fiel da balança nessa disputa pela prefeitura municipal de Janduís. Fábio tem um histórico de quatro mandatos como parlamentar e trânsito livre na oposição e afinidade com o atual Vice Prefeito Zé Bezerra(PT) (que rompeu com Salomão Gurgel) e o ex-prefeito Cássio Targino e o ex-prefeito Chico Tampa. Fábio por ser do PV, pode ser o elo de ligação entre as forças e somar com Raimundo do sindicato. Levando em consideração que tudo não passa de especulação política, e a possibilidade é amiga e amanssebada da realidade. Aguardemos os destinos que se aproximam. 

Pelo sim pelo não, Salomão tem habilidade invejável e goza de seu prestígio construído ao longo dos anos como médico e prefeito que se consagrou naquela cidade com grandes conquistas na urbanização e outros setores na municipalidade e enfrentou grandes dificuldades no setor da educação com passeatas de manifestação. O PT é maioria desde o começo desse mandato de Salomão Gurgel. Como todo grupo que cresce por demais, o PT de Janduís começa a enfrentar dificuldades em manter uma coalização para as eleições de 2012. Grupos distintos irão tentar se manter vivos para a dureza do embate. Do alto da torre da igreja matriz, a padroeira Santa Terezinha é quem tem e terá a melhor visão dos proximos episódios e verá nos festejos alusivos da paróquia em outubro vindouro os primeiros ensaios do que poderá acontecer no ano seguinte com relação a política em Janduís. Será que Salomão vai fechar os espaços para a oposição na festa de Santa Terezinha que é um prenuncio do que pode acontecer? ou será que Raimundo do sindicato vai conseguir dar os primeiros passos? A oposição com os vereadores irá caminhar já com Raimundo? ou pode haver uma mudança e a oposição apoiar Zé Bezerra, vice prefeito também do PT para a disputa em 2012 com uma unidade entre a ala oposicionista?
 
 
 
 
Por Henrrique Aurélio, Estudante de Direito, do Blog Bastidores da Politica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário