quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dr. Leonardo requer desassoreamento do Rio Mossoró

Esta semana, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Leonardo Nogueira pediu o desassoreamento do Rio Apodi - Mossoró, em requerimento enviado à secretária de Infraestrutura Kátia Maria Cardoso Pinto e ao presidente CAERN, Walter Gasi.
Segundo o parlamentar, o requerimento visa propiciar, através do desassoreamento, a revitalização do Rio Mossoró e evitar que, na época da sua cheia, a população ribeirinha sofra com o transbordamento das margens e possíveis inundações, contribuindo para o trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil de Mossoró.
“O rio Mossoró apoiou o crescimento econômico e a urbanização de Mossoró. Precisamos cuidar desse manancial. O assoreamento é uma das principais causas de morte de rios no Brasil. O processo provoca a redução de profundidade e processos erosivos, causados pelas águas, ventos e processos químicos, desagregando solos e rochas e formando sedimentos. O depósito destes sedimentos constitui o fenômeno do assoreamento”, explica o deputado.
Nogueira acrescenta que, ao longo dos anos, o assoreamento, que reduz o nível da água, vem dificultando a navegação no Rio Mossoró. “O problema é uma conseqüência do desmatamento e da retirada das matas ciliares. A falta da cobertura facilita a erosão, com a enxurrada carregando a areia e outros sedimentos para dentro do leito. Há também a queda dos barrancos. Em muitos pontos, devido à degradação, o rio está muito raso”, ressalta.
O Estuário Apodi-Mossoró localiza-se no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, mais especificamente na microrregião de Mossoró, Meso-região Oeste Potiguar e é constituído pelos municípios de Mossoró, Areia Branca e Grosso, com uma extensão de aproximadamente 975 km2. Em suas margens e em seu curso, as atividades econômicas predominantes são a produção de sal marinho, fruticultura irrigada, extração de petróleo e gás natural, pesca artesanal e carcinicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário